Como recuperar arquivos de pendrive com vírus? [TUTORIAL]



Em algum momento da vida, alguém já comentou com você que pegou um vírus no pendrive, ou até mesmo você já tenha passado por esse problema certo?!

Mas calma! Nesse tutorial, você vai aprender a recuperar esses arquivos sem precisar fazer download de softwares para isso.

Pendrives, especialmente os utilizados em computadores públicos como em escolas, lan houses, hotéis e afins, são muito suscetíveis a contaminação por vírus presentes em dispositivos de outros usuários da máquina.

Um dos mais comuns é o chamado "vírus de atalho" que cria diversos ícones indesejados no seu dispositivo USB ao mesmo tempo que oculta os arquivos que realmente importam; dificultando, ou até impedindo, o acesso a eles.

Esse tipo de vírus não apaga nenhum arquivo do pen drive, ele apenas oculta documentos e cria atalhos falsos.

É fácil encontrar pela internet vários softwares que prometem trazer de volta os arquivos perdidos, porém é raro encontrar um que realmente funcione. O que acaba trazendo muita frustração e nada dos seus arquivos perdidos.

Vamos ao tutorial!

Passo 1: Para averiguar se seus arquivos continuam na unidade, após inserir o pen drive, veja se no ícone do pendrive (disponível em “Meu Computador”) o espaço utilizado continua idêntico ao que era anteriormente.

Verificando as propriedades do pen drive (Foto: Cinthia Santos)

Se o windows informar que a unidade está vazia, possivelmente o vírus que seu pen drive pegou é outro. Caso contrário, siga os demais procedimentos


Passo 2: Ao acessar o conteúdo do pendrive, selecione uma das pastas e dê um clique com o botão direito do mouse. Selecione a opção "Abrir local do arquivo". Será aberto o local de origem do arquivo.



Acessando local do arquivo (Foto: Cinthia Santos)

Acessando local do arquivo (Foto: Cinthia Santos)

Passo 3: Caso não apareça essa opção. Vá para o menu inicial ou precione a tecla do logotipo do Windows e insira no campo de pesquisa "Prompt de Comando". Já no Prompt, digite o seguinte comando: "attrib -h -r -s /s /d E:\*.*" (OBS: a letra “E” deve ser substituída pela letra atribuída ao seu pendrive).

Acessando Prompt de Comando (Foto: Cinthia Santos)


Acessando Prompt de Comando (Foto: Cinthia Santos)

Será gerada uma nova pasta dentro do seu pen drive com todos os seus arquivos.

Recuperando arquivos (Foto: Cinthia Santos)

Recuperando arquivos (Foto: Cinthia Santos)

Passo 4:
Salve seus arquivos em um local seguro, faça a formatação do pendrive, utilize um bom antivírus e analise o pendrive e o HD.

Atenção redobrada!

Caso seu pendrive apresente anormalidades, é possível que outros vírus (como malwares que criam pastas adicionais e inserem arquivos desconhecidos) tenham infectado o componente. Alguns vírus podem criar pastas com nomes aleatórios, onde os vírus podem estar armazenados.

Nesses casos, após realizar as etapas acima, você pode deletar os arquivos e pastas indesejadas e usar um antivírus para conferir se não há outros itens infectados.

É importante que você tome o devido cuidado para não executar itens suspeitos, já que eles podem causar danos a outros arquivos do computador.

Boa sorte!

Comentários